Login
Username:
Password:
Degeneração Macular (DMRI)
DMRI

Apesar de se poder apresentar na infância, a degeneração macular em adultos, também  é conhecida por degeneração macular relacionada com a idade (DMRI). É uma das principais causas de cegueira depois dos 60 anos. Nas primeiras etapas da patologia, as alterações visuais podem ser imperceptíveis. Á medida que a DMRI avança, podem se verificar as seguintes alterações:


Dificuldades na leitura; 
Necessidade de aumentar a intensidade de luz para poder ver; 
Dificuldades na visão nocturna (durante a noite); 
Dificuldades na condução; 
Dificuldades em reconhecer rostos; 
Distorções visuais, como por exemplo linhas rectas que se vêem onduladas. 
 

A degeneração macular relacionada com a idade é classificada em dois tipos: DMRI seca e DMRI húmida.

Aproximadamente 85 e 90% das pessoas que sofrem de DMRI apresentam-na na forma seca. Esta caracteriza-se pela presença de Drusas (resíduo causados pelas alterações no metabolismo celular da retina). Este processo é lento e pode não apresentar sintomas nas etapas iniciais. Geralmente é bilateral podendo ter diferentes evoluções em cada olho.

A DMRI húmida, ocorre devido a um crescimento anormal de vasos sanguíneos debaixo da mácula que tendem a derramar sangue, alterando e distorcendo a visão central. Trata-se de um processo mais brusco que a DMRI seca. A detecção dos primeiros sinais torna-se essencial para a preservação da visão. É por isso essencial que as pessoas com mais de 60 anos efectuem exames visuais anualmente.


Degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) é uma das causas mais comuns de cegueira no mundo ocidental, afectando em geral indivíduos com mais de 65 anos. Desconhece-se a causa da DMRI, no entanto os factores de risco incluem idade avançada, sexo feminino, pigmentação mais clara, tabagismo, hipercolesterolemia entre outros.


A patologia pode ter componente genética. Pesquisas científicas demonstram que as acções de prevenção incluem: não fumar, redução à exposição solar pelo uso de óculos de sol com protecção UVA e UVB, diminuição dos níveis de colesterol e dieta equilibrada.

Certos nutrientes, como a vitamina C e E, betacaroteno e o mineral zinco, têm sido relacionados com a prevenção da DMRI. Os antioxidantes luteína e zeaxantina, caratenóides presentes no olho, também auxiliam na protecção desta doença. A degeneração macular é uma doença que afecta a mácula, ou seja, a zona mais sensível da visão, provocando uma redução da claridade da visão central. Apesar de ser uma área pequena, esta é a parte da retina que permite a percepção dos pequenos detalhes e das cores. Algumas actividades como a leitura, condução, ver televisão, e o reconhecimento de rostos que requerem uma boa visão central é nos proporcionada pela integridade macular. A degeneração macular provoca alterações na visão central podendo não afectar a visão lateral ou periférica.


Um dos exames de detecção e acompanhamento essencial é a rede de Amsler



A visão central que se perde com degeneração macular não se pode recuperar. Existem contudo alguns tratamentos podem retardar a sua progressão tais como:

Fotocoagulação a LASER; 
Terapia fotodinamica; 
Injecções dentro do olho de medicamento para travar a evolução dos vasos sanguíneos; 
Embora não exista uma forma efectiva de travar a DMRI, existem alguns suplementos nutricionais que podem ajudar a retardar a progressão. 
 

A compensação óptica ajustada juntamente com o auxílio de ajudas de baixa visão tais como lupas, telescópios e microscópios podem ser utilizados para melhorar a visão restante.
links externos
                                                            

Ugg Classic Short Chocolate Size 6 Oakley Sunglasses For Sale In The Philippines Cheap Replica Louis Vuitton Wallet Ray Ban Online Uk Sale Authentic Louis Vuitton Website Ray Ban Sunglasses Cheap Usa Black Classic Ugg Boots Cheap Ray Ban Frames Cheap Uk Louis Vuitton Bags For Sale Nz Getting Salt Stains Off Ugg Boots