Login
Username:
Password:
Baixa Visão
O que é a Baixa Visão

Ter Baixa Visão significa que mesmo usando óculos convencionais, lentes de contacto, com tratamentos farmacológicos ou com cirurgia, as pessoas continuam a ter dificuldades a realizar as suas tarefas diárias, tais como, ver televisão, ler o jornal ou o correio, ir às compras, escrever, etc. A maior parte dos casos de diminuição brusca da visão dá-se em pessoas com idade avançada, no entanto, felizmente envelhecer não significa ficar com baixa visão, por outro lado, também há pessoas jovens que padecem de baixa visão devido, principalmente, a patologias oculares juvenis e acidentes traumáticos.

Principais causas e factores de risco

A maior parte das pessoas fica com baixa visão devido a doenças dos olhos, as mais frequentes são:

- Degeneração Macular Associada à Idade ( DMAI ),

- Cataratas (não operáveis),

- Glaucoma ,

- Doença de Stargardt, e

- Retinose Pigmentar .

Há outras doenças sistémicas, muito comuns na sociedade actual, que também têm um efeito muito nefasto nos olhos, o caso da Diabetes ( Retinopatia Diabética ), e por isso devem ser prevenidas ou bem controladas.

Sinais de Baixa Visão

Há alguns sinais que podem ser indicadores de Baixa Visão. Se estiver a usar os seus óculos convencionais e devidamente actualizados pelo seu especialista e mesmo assim surgirem dificuldades em tarefas visuais, tais como:

• Reconhecer as faces de pessoas que conhece,

• Necessidade de se aproximar das tarefas ou objectos mais do que o normal para os reconhecer ou ver nítidos (como é caso da leitura, utensílios de uso doméstico, identificar objectos no interior da casa, se não encontrar ou ter dificuldade em combinar as cores das roupas que quer usar),

• Ter necessidade de acender muitas lâmpadas porque parece que a luz está sempre fraca,

• Dificuldade em ler ou reconhecer sinais de aviso, autocarros, ou montras das lojas.

Estes podem ser os primeiros alertas de que está a aparecer alguma doença ocular ou que está a haver uma evolução da doença previamente diagnosticada. Neste caso o que deve fazer é aconselhar-se com o seu especialista para evitar que estes problemas se agravem.

Reabilitação Visual


Se o seu médico Oftalmologista chegar à conclusão que o diagnóstico é irreversível e que não consegue recuperar a visão normal, nessa altura, deve procurar um especialista de Baixa Visão. Os profissionais que normalmente se especializam na avaliação da visão e na prescrição de ajudas visuais são os Optometristas e os Oftalmologistas. Com uma análise do resíduo visual será possível fornecer-lhe um conjunto de ajudas, conselhos práticos e algum treino de forma a restabelecer a autonomia visual nas tarefas para as quais a perda de visão se tornou um impedimento. A perda visão exige uma adaptação por isso é importante iniciar o processo de utilização das ajudas numa fase em que as dificuldades não sejam extremas, o recurso à reabilitação visual desde o surgimento das primeiras dificuldades é fundamental para o sucesso deste processo adaptativo.

 

Sites com informação útil:

VISION CONNECTION

SENIOR HEALTH
links externos
                                                            

Ugg Classic Short Chocolate Size 6 Oakley Sunglasses For Sale In The Philippines Cheap Replica Louis Vuitton Wallet Ray Ban Online Uk Sale Authentic Louis Vuitton Website Ray Ban Sunglasses Cheap Usa Black Classic Ugg Boots Cheap Ray Ban Frames Cheap Uk Louis Vuitton Bags For Sale Nz Getting Salt Stains Off Ugg Boots