O que é a Baixa Visão
Ter Baixa Visão significa que mesmo usando óculos convencionais, lentes de contacto, com tratamentos farmacológicos ou com cirurgia, as pessoas continuam a ter dificuldades a realizar as suas tarefas diárias, tais como, ver televisão, ler o jornal ou o correio, ir às compras, escrever, etc. A maior parte dos casos de diminuição brusca da visão dá-se em pessoas com idade avançada, no entanto, felizmente envelhecer não significa ficar com baixa visão, por outro lado, também há pessoas jovens que padecem de baixa visão devido, principalmente, a patologias oculares juvenis e acidentes traumáticos.
Principais causas e factores de risco
A maior parte das pessoas fica com baixa visão devido a doenças dos olhos, as mais frequentes são:
- Degeneração Macular Associada à Idade ( DMAI ),
- Cataratas (não operáveis),
- Glaucoma ,
- Doença de Stargardt, e
- Retinose Pigmentar .
Há outras doenças sistémicas, muito comuns na sociedade actual, que também têm um efeito muito nefasto nos olhos, o caso da Diabetes ( Retinopatia Diabética ), e por isso devem ser prevenidas ou bem controladas.
Sinais de Baixa Visão
Há alguns sinais que podem ser indicadores de Baixa Visão. Se estiver a usar os seus óculos convencionais e devidamente actualizados pelo seu especialista e mesmo assim surgirem dificuldades em tarefas visuais, tais como:
• Reconhecer as faces de pessoas que conhece,
• Necessidade de se aproximar das tarefas ou objectos mais do que o normal para os reconhecer ou ver nítidos (como é caso da leitura, utensílios de uso doméstico, identificar objectos no interior da casa, se não encontrar ou ter dificuldade em combinar as cores das roupas que quer usar),
• Ter necessidade de acender muitas lâmpadas porque parece que a luz está sempre fraca,
• Dificuldade em ler ou reconhecer sinais de aviso, autocarros, ou montras das lojas.
Estes podem ser os primeiros alertas de que está a aparecer alguma doença ocular ou que está a haver uma evolução da doença previamente diagnosticada. Neste caso o que deve fazer é aconselhar-se com o seu especialista para evitar que estes problemas se agravem.
Reabilitação Visual
Se o seu médico Oftalmologista chegar à conclusão que o diagnóstico é irreversível e que não consegue recuperar a visão normal, nessa altura, deve procurar um especialista de Baixa Visão. Os profissionais que normalmente se especializam na avaliação da visão e na prescrição de ajudas visuais são os Optometristas e os Oftalmologistas. Com uma análise do resíduo visual será possível fornecer-lhe um conjunto de ajudas, conselhos práticos e algum treino de forma a restabelecer a autonomia visual nas tarefas para as quais a perda de visão se tornou um impedimento. A perda visão exige uma adaptação por isso é importante iniciar o processo de utilização das ajudas numa fase em que as dificuldades não sejam extremas, o recurso à reabilitação visual desde o surgimento das primeiras dificuldades é fundamental para o sucesso deste processo adaptativo.
Sites com informação útil:
VISION CONNECTION
SENIOR HEALTH